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COMO SE TORNAR UM COMISSÁRIO DE BORDO

COMO SE TORNAR UM COMISSÁRIO DE BORDO

A carreira de Comissário de Voo chama a atenção de quem sonha em viajar pelo mundo e conhecer novas culturas. Profissão que está cercada de um grande glamour. Num cenário otimista para os próximos anos do setor aéreo do Brasil, sendo esta uma carreira promissora e que tende a crescer, além disso, diferentemente de outras profissões, na aviação não é necessário ter experiência prévia. O que se torna um grande facilitador para quem sonha em seguir a carreira de Comissário, neste mundo espetacular da aviação.

REQUISITOS:

Para tornar-se um(a) Comissário de Voo, o (a) candidato (a) deverá ter concluído o ensino médio, ter pelo menos 18 anos,

Possuir uma boa saúde. Deverá realizar um checkup médico em Clínica médica especializada (homologada pela ANAC) para obter O Certificado Médico Aeronáutico (CMA – exigido pelas empresas),

Outro requisito está relacionado com a altura do candidato, pelo Menos 1,58 m para as mulheres e 1,65 para os homens (para que o mesmo alcance o bagageiro superior interno da aeronave).

E, principalmente cumprir um programa de instrução teórica e prática específico, estabelecido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com uma duração aproximada de 4 meses, com um conteúdo teórico mínimo de 159 horas/aula, contendo uma série de disciplinas afins, tais como: Segurança de Voo, um estudo de toda a legislação pertinente a regulamentação aérea, Primeiros Socorros, Medicina Aeroespacial, Emergência em Aeronaves, Combate e Prevenção ao Fogo, Sobrevivência de Selva e Mar, Navegação Aérea, Meteorologia Aeronáutica, Teoria de Voo, Fatores Humanos, etc.

Com este curso concluído, os alunos passam por um teste da ANAC, envolvendo todos os conhecimentos técnicos adquiridos na entidade de instrução (no Aeroclube), e com a aprovação receba a licença para trabalhar e procurar emprego nas companhias aéreas.

A Missão

O Comissário de Voo, nada mais é que o agente de segurança de voo, gerando a tranquilidade, o conforto dos passageiros e assim como do restante da tripulação. Deverá, portanto, ter um auto controle diante de situações adversas e Inesperadas ao voo.

Deverá, ainda, saber lidar com o público, ser comunicativa e uma das grandes necessidade é ter o conhecimento do idioma inglês, eventualmente, poderá ter a proficiência em outros idiomas (espanhol, francês, japonês, etc.).

A remuneração

Considerando os adicionais, o salário de um Comissário de Voo que atua em uma empresa aérea em voos nacional é de aproximadamente cinco mil reais, Varia de acordo com o porte da empresa, tempo de experiência, tipo de voo (nacional ou internacional) e classe atendida (econômica, business e primeira classe) e a média salarial para voos internacionais, pode ultrapassar a sete mil reais.