SANTOS DUMONT ENGLISH ASSESSMENT SDEA – I C A O

 CENTRO DE INSTRUÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL – CIAC do AEROCLUBE DO PARANÁ, entidade autorizada a atuar na Formação de Profissionais para Aviação desde 1932, está certificada pela ANAC para aplicar o exame de Proficiência Linguística que é requerida para pilotos, envolvendo operações com aeronave civil brasileira em voos internacionais. 

Para que os pilotos sejam autorizados a voar internacionalmente, deverá atingir ao menos o nível operacional (4) como nota final. 

Com o objetivo de alcançar maior segurança nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos de aeronaves em todas suas categorias, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas, a ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL – OACI, conforme Anexo 1, dita normas e requisitos com relação à proficiência linguística desses profissionais. 

O SANTOS DUMONT ENGLISH ASSESSMENT SDEA é o exame desenvolvido pela AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC para verificar o nível de proficiência na língua inglesa de pilotos, conforme o disposto na regulamentação pertinente, qual seja, Anexo 1 da ORGANIZAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL – OACI e RBAC 61

No Brasil, país-membro da OACI, compete à AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL – ANAC, autoridade de aviação civil, certificar a proficiência linguística de pilotos de avião, helicóptero, aeronave de decolagem vertical e dirigível, em operações aéreas envolvendo aeronave civil brasileira em voos internacionais. Para que tais pilotos comprovem sua proficiência linguística, deverão demonstrar as habilidades de falar e compreender a língua inglesa, submetendo-se ao exame de proficiência linguística elaborado pela ANAC, (SANTOS DUMONT ENGLISH ASSESSMENT – SDEA)

Mais informações para agendamento do exame através do nosso e-mail: 

sdea.icao@aeroclubeparana.com.br ou telefone/WhatsApp: 41 3256-3003.

 

COMO É REALIZADO O TESTE

A prova ICAO é dividida em 4 etapas, pelas quais o candidato tratará de informações de sua experiência e carreira, interação com o controle de tráfego aéreo e situações de emergência.

1- “Pilot’s Background”, os candidatos respondem a questões relativas à sua experiência profissional, às atividades cotidianas no desempenho da função de piloto e à aviação de uma forma geral. O objetivo desta parte é fazer com que os candidatos sintam-se confortáveis durante a entrevista, criando uma atmosfera favorável para que possam demonstrar seu conhecimento do idioma.

2- “Interacting as a Pilot”, o candidato vai interagir com o controle de tráfego aéreo desempenhando o papel do piloto de uma aeronave bimotora.

3- “EmergencySituations”, o candidato escuta três situações de emergência diferentes, apresentadas por meio de gravações de diálogos entre um(a) piloto e um(a) controlador(a).

4- “AviationTopics”, o candidato deve descrever uma foto ou figura e, então, responder às questões propostas pelo(a) examinador(a), inferindo, avaliando, levantando hipóteses, usando argumentos e comparando as consequências ocorridas em eventos passados, atuais e passíveis de ocorrer no futuro.

Durante a prova estão presentes no mínimo dois examinadores: o English Language Expert (ELE), que faz a interação, sentado sempre posicionado de frente com o candidato(a).
E o Subject Matter Expert (SME) que não interage, o mesmo ficará posicionado atrás do(a) candidato(a) ou no canto da sala.

COMPETÊNCIAS AVALIADAS:

Pronúncia, estrutura gramatical, vocabulário, fluência, compreensão e interações.

O exame é feito com base nesses descritores e na escala de níveis de proficiência linguística, que consta no Apêndice A do RBAC 61. Para cada uma das seis habilidades avaliadas se atribui um nível: a nota final do candidato é igual ao menor deles.  

Sendo:
Nível 4: Operacional (validade 3 anos)

Nível 5: Avançado (validade 6 anos)

Nível 6: Fluente (vitalício)

Os candidatos que atingirem o nível operacional (4) deverão se submeter a um novo teste após um período de três anos. Aqueles que atingirem o nível avançado (5), deverão se submeter a um novo teste após um período de seis anos

Para que o piloto seja autorizado a viajar internacionalmente, deverá atingir ao menos o nível operacional (4) como nota final.

Os resultados obtidos na primeira etapa do SDEA serão informados por e-mail ao piloto, pela Entidade Credenciada de Proficiência Linguística, no prazo de até 10 (dez) dias corridos. No entanto, o avaliador credenciado não está autorizado a conceder qualquer feedback sobre o desempenho do piloto imediatamente após a realização do exame. Caso o exame seja selecionado para fiscalização da ANAC a Entidade Credenciada informará o candidato e o prazo para comunicação do resultado será de 20 (vinte) dias corridos.

Eventualmente se o candidato obter acima do Nível 5 em todas as habilidades da Escala de Níveis de proficiência linguística e houver grande potencial para um Nível 6 o mesmo será convidado pela Entidade Credenciada de Proficiência Linguística, a realizar a segunda etapa do SDEA em até 30 dias contados a partir da aplicação da primeira etapa sem nenhum custo. 

A realização da segunda etapa do SDEA para obtenção do Nível 6 – Fluente é opcional, uma vez que não aprovado no exame o candidato manterá seu Nível 5 – Avançado já alcançado na primeira etapa do SDEA sendo que o resultado da segunda etapa, que avalia especificamente o Nível 6, será divulgado pela ANAC por e-mail no prazo de até 20 (vinte) dias após a realização do respectivo exame.

ONDE É REALIZADO O TESTE

No AEROCLUBE DO PARANÁ – Rua Cícero Jaime Bley, s/n° – Aeroporto de Bacacheri – hangar nº 20 – Curitiba – Paraná, o teste é aplicado por examinadores com experiência e deve ser marcado com antecedência através de nossa equipe de atendimento. 

Segue abaixo orientações que deverão ser lidas, em preparação para o teste SDEA no Aeroclube do Paraná.    

  • Preencher formulário ANAC anexo e datar, porém assinar e entregar somente no
    dia do teste.
  •  Portar no dia do teste CHT e documento de identificação pessoal (RG, CNH ou
    passaporte válido) e uma foto 3×4 em pdf com fundo branco;
           
  •  Estar presente com 30 minutos antes do horário publicado em escala.
  • Identificar-se na recepção do AEROCLUBE, aguardar início do teste na ante sala
    da aplicação do teste e evitar transitar pelas dependências da entidade;
  • Não é permitido atraso acima de 30 minutos e entrar na sala de aplicação do
    teste com equipamentos eletrônicos ou utensílios tais como celular, tablets,
    notebooks, relógio, caneta própria entre outros. Os equipamentos e objetos
    citados deverão ser deixados na recepção da ante sala;

     Nossa estrutura também disponibiliza:

  • Amplo estacionamento gratuito;
  • Restaurante no local com buffet livre (14bis +55 041 3029-8506);
  • Pátio para aeronaves;
  • Loja da Aviação para aquisição de produtos da aviação em geral;
  • E todo acolhimento necessário para o bem estar dos candidatos.

     Dicas de hospedagem próximo ao Aeroclube:

  • Dunamys Hotel – Curitiba – (041) 3163-4050
    https://dunamyshotel.com.br/   
  • Pousada Bacacheri – (041) 3256-3148

    https://pousadahotelbacacheri.com.br/tarifas-e-promocoes/