SIGA-NOS
WhatsApp 41. 3256-3003 Telefone 41. 3256-3003

Sobre nós

Sobre nós

Aeroclube do Paraná, Escola de Pilotagem de Avião, Helicóptero, Mecânico de Aeronaves e Comissário(a) de Voo, fundada em 1918, foi a primeira escola de aviação do Paraná. Entretanto, em 05 de julho de 1927, um incêndio destruiu seus únicos dois aviões, culminando com o encerramento das atividades da escola. Após uma lacuna de cinco anos foi fundado em 09 de janeiro de 1932, por simpatizantes da aviação, o Aeroclube do Paraná (o segundo aeroclube mais antigo do Brasil).

Dados mais completos sobre a aviação no Paraná você encontra no livro “História do Aeroclube do Paraná – Ninho de Velhas Águias”, do autor Adil Calomeno, disponível na Secretaria da Escola de Aviação do Aeroclube do Paraná.

A história do Aeroclube, no seu início confunde-se com o da aviação paranaense, que teve sua origem com pilotos civis e militares. Estes viam nela uma poderosa arma, tanto para observação, como para combate. Aqueles, com intuito de desenvolver uma nova modalidade de transporte, vislumbravam também, a sua utilização como uma modalidade emocionante de esporte.

Durante dezoito anos, após o primeiro vôo de um avião sobre Curitiba, os pilotos, civis e militares, praticavam a aviação, com orientação, apenas do Aeroclube Brasileiro, fundado em 1911. Somente em 1932, surgiu o Aeroclube do Paraná, ao mesmo tempo em que se organizava a aviação Militar. Por ser facultada aos militares a participação como associados do Aeroclube, muitos deles fizeram e outros ainda fazem parte do seu quadro associativo, colaborando como professores ou instrutores.

Por outro lado, por ser uma entidade sem fins lucrativos, a sua diretoria não recebe remuneração alguma. Os diretores que prestam serviços nas suas horas de lazer, o fazem por puro diletantismo.